domingo, 2 de maio de 2010


Significado das cores

2

preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.
branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza.
cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.
Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.
Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.
Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.
Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril.
Verde-claro significa contentamento e proteção.

Amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.

Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.
Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
Azul-escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.

Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura.
Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.
Lilás, significa espiritualidade e intuição.
Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.
Salmão está associado à felicidade e à harmonia.
O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.
Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

2 comentários:

  1. Bem interessante o post.
    Certas cores que eu gosto são de fato como diz o seu significado.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda Clarice!
    Conhecia alguns significados, mas é sempre bom relembrá-los. Eu, amiga, infelizmente gosto muito do preto, portanto questiono um pouco essas regras...Porque mesmo sabendo que o preto remete a um estado de luto, digamos assim, gosto e não me sinto com a energia ruim...Já me disseram que nunca devemos começar uma semana com a cor Marrom, pois ela é ligada à terra e isso prende os planos de quem quer começar bem uma semana...Outros me disseram (quem tem ligações com umbanda, esse tipo de crença) que não se deve JAMAIS usar o preto (não importa se só a calcinha) na quarta-feira...os orixás não gostam... E que toda sexta-feira devemos usar o branco que é uma oferenda aos orixás, santos, espíritos (aí todas as crenças são unânimes).
    Só posso te dizer que uso o que eu quero e não me ligo nessa história porque nós fazemos, através da nossa própria fé e vontade, as coisas acontecerem.
    Beijos, minha flor (novinha, novinha, mas tão sábia...rs...)

    ResponderExcluir

Meu espaço foi feito, para ser apreciado de todas as maneiras.
Se você caro leitor sentir-se a vontade comente e expresse sua opinião, será um prazer ler suas palavras e retribuir a gentileza.
Dos traços mais alegres, das linhas mais decisivas o mundo em seu contorno é uma eterna poesia.
Fiquem a vontade.

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...